sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SISTEMA OPERACIONAL


Os Sistemas Operacionais (SO) têm evoluído com o tempo, tornando-se mais fáceis, bonitos e agradáveis ao usuário. Mas antigamente a história era outra, sua estrutura e complexidade não permitiam que qualquer usuário comum operasse em SO.
Para adquirir noções sobre esse tema, especialmente com relação a Windows e Linux é necessário entender o que é um software. Eles foram criados para que um computador funcionasse corretamente, pois o hardware não executa tarefas sozinho, mas por meio de um sistema que gerencia as atividades.
Softwares são todos os elementos que fazem parte da programação e que funcionam dentro da estrutura física do computador (hardware). Assim, eles são classificados em dois tipos:

  • Softwares Básicos: Programas básicos e indispensáveis para o funcionamento do computador. Exemplos: Sistema Operacional, utilitários, tradutores, linguagens de programação e ambiente operacional.
  • Softwares Aplicativos: São todos os programas que se preocupam em atender as necessidades de um usuário comum. Podem ser programas de uso geral, como planilhas, editores de texto, criação de gráficos, gerenciamento de dados, etc. E, também, programas de uso específico, construídos apenas para um determinado objetivo, como realização do imposto de renda, folha de pagamento, crediário, etc.


O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL?


O Sistema Operacional é um dispositivo lógico físico que realiza trocas entre o usuário e o computador. Nele são inseridos alguns softwares que administram todas as partes do sistema e apresentam de forma amigável ao usuário.
Ele também tem a função de fazer o gerenciamento dos vários usuários da máquina e é sobre esse sistema que os programas são inseridos e os recursos do computador são gerenciados, como a memória principal, as interrupções, a memória secundária e os dispositivos de entrada e saída do computador.
Um Sistema Operacional possui duas camadas, a primeira é chamada de Kernel, é o seu núcleo principal, uma das partes essenciais e básicas que dá suporte a conversa entre o software e hardware. O segundo são os utilitários, programas utilizados para “rodar” dentro do Kernel, ou seja, os softwares aplicativos já citados.

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS


Com o avanço dos computadores foram surgindo alguns tipos de sistemas operacionais que contribuíram para o desenvolvimento do software. Os tipos de Sistemas Operacionais existentes são:
  • Monotarefa (Monoprogramável): Quando há apenas um programa em execução e todos os recursos são feitos em prol desse programa, tendo ele uma estrutura básica. Exemplo: MS-DOS.
  • Multitarefa (Multiprogramável): Sistema que permite o funcionamento de vários programas, além de compartilhamento e gerenciamento de recursos, apresentando uma estrutura complexa. Exemplo: Windows.
  • Sistema com Múltiplos Processadores: Sistema em que existem duas ou mais CPUs conectadas e trabalhando em conjunto. Existem os fortemente acoplados, quando compartilham apenas uma memória e são controlados por um Sistema Operacional. E, os fracamente acoplados, em que cada sistema interconectados possui o seu Sistema Operacional.
              Os Sistemais Operacionais mais utilizados são o Windows e o Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário